12 de outubro: Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

A campanha da WHPCA também chama atenção para a necessidade de maior financiamento para programas do tipo. É direito destes pacientes centrar seu tratamento na qualidade e não na duração da vida. É uma assistência humana e compassiva para uma vida mais confortável.

Dr Zilfran Carneiro, presidente do Comitê de Cuidados Paliativos da AMIB, salienta que de acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida de seus pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, o que nos remete a todos os pacientes na UTI.

É importante ressaltar que esse cuidado não se restringe a cuidados de fim de vida e limitações de suporte, mas sim a uma abordagem mais ampla de controle de sintomas, apoio familiar e ao paciente e definição de plano terapêutico individualizado com objetivo de oferecer o melhor cuidado ao paciente, independente do estagio da doença em que se encontra.

(51) 3014.2093 | 3384-1362 | (51) 986198587 (WhatsApp) | sotirgs@sotirgs.com.br | Secretária Joice Dillenburg
Design e desenvolvimento by Dableo comunicação