Cuidados Paliativos

12 de outubro: Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

O tema deste ano tema é “Meu Cuidado, meu Direito”, divulgado pela World Hospice Palliative Care Alliance (WPHCA). O tema da campanha fala a respeito do direito que os pacientes com uma doença grave têm de receber o atendimento de Cuidados Paliativos adequados dentro da política de saúde.

A campanha da WHPCA também chama atenção para a necessidade de maior financiamento para programas do tipo. É direito destes pacientes centrar seu tratamento na qualidade e não na duração da vida. É uma assistência humana e compassiva para uma vida mais confortável.

Dr Zilfran Carneiro, presidente do Comitê de Cuidados Paliativos da AMIB, salienta que de acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida de seus pacientes (adultos e crianças) e famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, o que nos remete a todos os pacientes na UTI.

É importante ressaltar que esse cuidado não se restringe a cuidados de fim de vida e limitações de suporte, mas sim a uma abordagem mais ampla de controle de sintomas, apoio familiar e ao paciente e definição de plano terapêutico individualizado com objetivo de oferecer o melhor cuidado ao paciente, independente do estagio da doença em que se encontra.