Congresso 2017 apresentação

Apresentação
A Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul – SOTIRGS promoveu o evento científico que já é tradição da Terapia Intensiva gaúcha – o Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva.

Este evento iniciou-se em 2011, em Porto Alegre e já 2012, realizado em Pelotas/RS, foi um sucesso de público, com mais de 400 participantes. As inscrições esgotaram 20 dias antes do evento. Na edição de 2013, foi realizado em Passo Fundo/RS, com um público de 600 participantes, recebendo palestrantes de todo o estado, além de convidados nacionais e internacionais de reconhecido saber e produção científica da terapia intensiva. Em 2014, Caxias do Sul foi a cidade que sediou o evento, movimentando, mais uma vez, a comunidade de Terapia Intensiva. O ano de 2015 foi marcante para a especialidade, uma vez que o VI Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva ocorreu em conjunto com o Congresso Gaúcho, na acolhedora cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

Em 2016, a SOTIRGS continuou com o intuito de fortalecer a multidisciplinaridade, em um evento cujo tema maior foi a Segurança do Paciente, contando com convidados nacionais e internacionais, em mais um evento de sucesso de público e crítica.

Em 2017, a cidade de Gramado foi escolhida como destino do Congresso, realizado no Centro de Eventos da FAURGS. Gramado conta com ampla rede hoteleira, fácil acesso, estrutura adequada ao porte do evento e oferece, além dos temas científicos, possibilidade de um turismo variado aos múltiplos segmentos profissionais que compõe a atividade. O tema escolhido foi a UTI e Responsabilidade Social, englobando aspectos que ultrapassam os limites físicos do atendimento, colocando em perspectiva a nossa parcela de responsabilidade sobre os desfechos dos pacientes e das famílias, após uma internação na unidade de terapia intensiva. Mais de 400 participantes corroboraram o grande apelo do tema, em mais um evento bem-sucedido da SOTIRGS.

Para 2018, a cidade de Gramado será mantida como destino do Congresso, a ser realizado novamente no Centro de Eventos da FAURGS. Os quesitos que tornam Gramado uma cidade de grande apelo para a realização do evento corresponderam às expectativas dos participantes e comissão organizadora.

O período definido para a realização é de 07 a 09 de junho de 2018.

Nesta edição, o Congresso terá como tema central: Doente Crítico dentro e fora da UTI. As condições que caracterizam um doente criticamente enfermo se apresentam em múltiplos locais, como na Emergência, enfermarias, bloco cirúrgico, entre outros, e os benefícios de um atendimento de cuidados intensivos que ultrapasse as barreiras físicas da UTI pode mudar o desfecho de tais doentes. Faz-se necessário que discutamos essa maior abrangência de atendimento, suas repercussões no hospital como um todo, o potencial benefício aos doentes e os desafios de levar a UTI para fora da UTI.

Serão abordadas as formas pelas quais o cuidado intensivo pode ser estendido além da própria UTI, suas implicações práticas, desafios de implementação, além das palestras dirigidas à multidisciplinaridade dos profissionais, dentro da mesma temática.

A Comissão Organizadora conta com o seu indispensável apoio ao Congresso, ajudando na divulgação do conhecimento científico em nossa atividade.

Atenciosamente

 

Fabiano Nagel

Presidente do Congresso

(51) 3014.2093 | sotirgs@sotirgs.com.br | Secretária Joice Dillenburg