PROCEDIMENTOS INVASIVOS E DE URGÊNCIA NA FORMAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA

Área: Medicina

FERNANDO SUPARREGUI DIAS
Hospital Pompéia, Linha de Cuidados Intensivos

Eveline Gremelmaier
Luiza Zerman
Fernanda Canever
Francisco Machado
Ronaldo Barbieri
Fabricio Fortuna
Fernando S Dias

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS A formação do médico intensivista está baseada em três domínios: cognitivo, habilidades e habilidades não técnicas. A capacitação nesses procedimentos é vital para o exercício seguro da especialidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a carga de treinamento de médicas residentes (MR) em MI nestes procedimentos. MATERIAL E MÉTODOS Estudo observacional, prospectivo, onde foram coletadas informações dos seguintes procedimentos realizados por MRMI, durante um período de dois anos: acesso venoso central (AVC), linha arterial (LA), intubação traqueal (IT), punção lombar (PL), paracentese (PCT), toracocentese (TCT), drenagem de tórax (DT), marcapasso temporário (MP) e cardioversão elétrica (CVE) ou desfibrilação (DF). RESULTADO E DISCUSSÃO A coleta de dados iniciou em 2014 com uma MR de primeiro ano e terminou em 2015 com uma MR de primeiro ano e outra no segundo ano de formação. No período foram realizados 535 procedimentos, distribuídos na seguinte frequência (tabela). Procedimento TOTAL (%) 2014 (%) 2015 (%) ACV 261 (49,0) 52 (45,3) 209 (49,8) LA 137 (26,0) 29 (25,3) 108 (25,8) IT 83 (15,0) 25 (21,7) 58 (13,8) PL 13 (2,4) 05 (4,3) 08 (1,9) PCT 05 (0,9) 02 (1,7) 03 (0,71) TCT 02 (0,4) 02(1,7) 0 (0%) DT 01 (0,2) 0 (0%) 01 (0,24) MP 01 (0,2) 0 (0%) 01 (0,24) CVE/DF 32 (5,9) 0 (0%) 32 (7,6) TOTAL 535 (100) 115 (100) 420 (100) O AVC foi utilizado para infusão de fluidos e drogas em 70,9%, colocação de CAP 13,4% e passagem de cateter de Shilley 4115,7%. As complicações ocorreram na criação do AVC (n=9; 2,4%) e IT (n=4; 0,95%). CONCLUSÃO Os procedimentos onde o MRMI teve uma carga maior de treinamento foram o AVC, LA e IT. O treinamento em outros procedimentos invasivos e de urgência, necessita ser intensificado para o desenvolvimento dessas habilidades.