Imprimir

ROUND MULTIDISCIPLINAR EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Tema: Multidisciplinar

GABRIELA MONTEIRO GRENDENE, FILIPE BOEIRA SCHEDLER, MARTINA CASSOL TURCATO, JESSICA BRIGNOL VAZ BARRETO, MARAíSA CARINE BORN, JORGE AMILTON HöHER

Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre
Porto Alegre/RS



Introdução e objetivos: A atuação multiprofissional é importante, devido ao paciente internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) demandar assistência qualificada diante de múltiplas disfunções orgânicas. A partir daí firma-se a Residência Multiprofissional em UTI, onde o diálogo acontece através do round multiprofissional. O objetivo deste trabalho é descrever o funcionamento de um round multiprofissional em uma UTI, bem como refletir sobre seus benefícios.

Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência de residentes multiprofissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia em conjunto à chefia médica da UTI, atuantes no cuidado de pacientes críticos admitidos na UTI de um hospital de alta complexidade de Porto Alegre/RS. Resultado: A UTI possui 20 leitos e o round é realizado três vezes por semana, em sala anexa à UTI, com duração de uma hora, sendo composto por: enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, residentes da equipe multiprofissional, chefia médica da UTI, médicos contratados, residentes médicos intensivistas e de medicina interna. O espaço é aberto para todos os profissionais envolvidos com o cuidado dos pacientes. A inserção do round tornou a atuação profissional menos isolada, pois as experiências puderam ser compartilhadas. As decisões médicas foram esclarecidas, resultando na melhoria do diálogo entre a equipe assistencial e melhor comunicação entre os médicos. Os encontros proporcionaram maior entendimento dos profissionais em relação às outras profissões, com consequente valorização das diferentes áreas de conhecimento. A identificação e resolução de problemas ocorreram de maneira efetiva através de um espaço onde os profissionais puderam expressar suas críticas.

Conclusão: O round possibilitou a troca de experiências, melhora da comunicação, valorização dos diferentes profissionais e resolução efetiva dos problemas, resultando na qualificação assistencial através da atuação interdisciplinar.




Imprimir