Imprimir

DESFECHO DO DESMAME EM PACIENTES NEUROLÓGICOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO VALE DO RIO DOS SINOS - RS

Tema: Fisioterapia

GREICE LITHIELE KLUG DA CRUZ, CRISTIANE APARECIDA SOUZA SARAIVA, TAíNA DA SILVA DE CUSSATTI, CLáUDIA KIST FORTINO

UNIVERSIDADE FEEVALE
NOVO HAMBURGO/RS



Introdução: A alteração do nível de consciência é o principal fator de risco para a broncoaspiração e admissão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pacientes Neurológicos (PN) muitas vezes precisam de assistência ventilatória decorrente da diminuição do drive respiratório ou complicações pulmonares. A ventilação mecânica invasiva (VMI) constitui uma terapia importante em PN, visando a proteção da via aérea pela intubação endotraqueal, evitando danos causados pela hipoxemia e hipercapnia. O objetivo foi avaliar o desfecho dos PN submetidos a VMI; identificar gênero, idade, doença neurológica, tratamento neurológico, doenças associadas, bem como verificar o tempo de internação e de VMI. Materiais e métodos: o estudo foi transversal retrospectivo descritivo, com consulta às fichas de registro de dados dos PN internados no período de janeiro a dezembro de 2016, em uma UTI de um hospital público do Vale do Sinos. Foram excluídas as fichas preenchidas de forma incompleta. A análise foi quantitativa, os resultados foram avaliados a partir de médias, desvio padrão e percentuais. Resultados: a amostra foi composta de 43 PN, destes 18 (42%) mulheres e 25 (58%) homens, com média de idade de 54,3±22,67 anos. Quanto ao motivo de internação, 21 (49%) tiveram traumatismo cranioencefálico, 12 (28%) acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, 6 (14%) AVC hemorrágico e 4 (9%) outros. Como doenças associadas, 19 (44%) não apresentaram doença, 18 (42%) hipertensão arterial sistêmica, 6 (14%) doenças cardíacas, 8 (19%) diabetes mellitus e 11 (26%) outros. O tempo médio de internação foi de 8±6 dias. O tipo de tratamento neurológico foi 18 (42%) conservador, 14 (32%) craniotomia, 11 (26%) craniectomia. O tempo médio de VMI foi de 4,5±4,14 dias. Como desfecho, 28 pacientes tiveram sucesso no desmame e 15 foram a óbito.

Conclusão: o conhecimento dessas variáveis auxiliam no processo de trabalho em UTI, permitindo a equipe multidisciplinar melhor planejamento de ações e cuidados em saúde.




Imprimir