Imprimir

Incidência e fatores associados à constipação em pacientes críticos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva

Tema: Enfermagem

BARBARA AMARAL DA SILVA, BARBARA ELIS DAL SOLER, GABRIELE PERES DE SOUSA, FRANCIELE ANZILIERO, ÉRICA BATASSINI, MARIUR GOMES BEGUETTO

Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Porto Alegre/RS



Introdução: A constipação intestinal apresenta incidência muito variável (5% a 83%), e a falta de uma única definição para esse distúrbio que pode afetar desfavoravelmente a evolução clínica de pacientes críticos. Objetivo: Identificar a incidência e os fatores associados à constipação em adultos críticos em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital universitário. Material e método: Coorte prospectiva de adultos admitidos no CTI, exceto àqueles com permanência < 3 dias, diarreia ou constipação na admissão, em pós-operatório de cirurgias que requeriram preparo do intestino, ostomias, pós procedimento endovascular e aqueles transferidos de um CTI de outra instituição. Os pacientes foram diariamente acompanhados da admissão à saída do CTI, utilizando um instrumento padronizado para coletar dados clínicos, das terapêuticas, características e frequência das evacuações. Constipação foi definida pela ausência de evacuação por três dias consecutivos. Os dados foram censurados no décimo dia de internação. Após análise univariada, foi empregada Regressão Múltipla de Cox, e o número de dias até a primeira evacuação como variável de tempo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição sede do estudo. Resultados: Foram acompanhados 157 pacientes e a incidência de constipação foi de 75,8%. A análise univariada mostrou que pacientes constipados eram mais jovens, usaram mais sedação e apresentaram mais motivos respiratórios e pós-operatórios como causas para internação, enquanto pacientes não constipados internaram mais por motivos gastroenterológicos. Após ajuste para confundidores, os dias de uso de docusato+bisacodil, omeprazol e/ou ranitidina e lactulose foram fatores independentes de proteção para constipação.

Conclusão: É elevada a incidência de constipação em adultos críticos. Os dias em uso de medicamentos com ação no trato digestório (lactulose, docusato+bisacodil e omeprazol e/ou ranitidina) mostraram-se fatores de proteção para o desfecho.




Imprimir