Promo Instagram Instagram Square Size   2022 10 05T194951336

A importância do fisioterapeuta na UTI

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que possui como foco a prevenção e reabilitação dos pacientes. Com o passar dos anos, sua presença é crescente e os resultados favoráveis possibilitam que a fisioterapia ganhe mais credibilidade e visibilidade.

Devido à atuação do fisioterapeuta na reabilitação dos indivíduos, a presença desse profissional na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de extrema importância para lidar com pacientes críticos.

Em 2011, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu a especialidade de Fisioterapia em Terapia Intensiva, através da Resolução nº 402/2011. O conselho estabeleceu que a função do fisioterapeuta que trabalha nas UTIs é a de realizar avalição fisioterapêutica, mobilizar pacientes críticos, promover treinamento muscular respiratório, fazer remoção de secreção, realizar técnicas de expansão pulmonar e também monitorar a ventilação mecânica invasiva e não invasiva. Esse profissional visa melhorar a capacidade funcional dos pacientes, bem como restaurar a independência respiratória e física, diminuindo o risco de complicações associadas à permanência no leito.

Os profissionais da área reforçam a ideia de que a fisioterapia integral busca mobilizar formas de desenvolver de modo precoce e passivo, exercícios ativos e assistidos para que o paciente seja retirado do leito mesmo durante o período de intubação. A retirada do paciente da ventilação mecânica deve ser feita o mais precocemente possível, assim como a alta da UTI2. Graças a fisioterapia contínua na terapia intensiva, muitos pacientes conseguem retornar ao seu cotidiano sem graves deficiências motoras e menos dependentes de terceiros para a realização de suas atividades diárias. O trabalho continuo dos fisioterapeutas nas UTIs possibilita menor permanência de pacientes no local e utilizando ventilação mecânica, diminuindo os custos totais de internação.

Além da mobilização precoce, outras técnicas têm sido utilizadas para proporcionar maior motivação durante a fisioterapia. Uma delas é o uso de videogames, que auxiliam na fisioterapia motora e respiratória durante a permanência do paciente na UTI. Os jogos motivam os pacientes e auxiliam o fisioterapeuta, para uma terapia mais lúdica e prazerosa.

Fonte: PUC-RJ