UTI humanizada: o que está mudando no atendimento da terapia intensiva
O aprimoramento dessas relações sempre foi questão central em qualquer área de inter-relações pessoais. Unir comportamento ético, conhecimento técnico e compaixão parece ser o objetivo quando se fala em humanização. Nas UTI (unidades de terapia intensiva), setores tão importantes dos hospitais, esse tema toma enorme relevância, visto que os pacientes se encontram em maior situação de fragilidade, uma vez que ali estão por se acreditar que sua saúde careça de maiores cuidados.
Já agredidos pela situação, os pacientes se sentem desamparados, se não puderem contar com a proximidade dos profissionais de saúde e de seus familiares, com esclarecimentos sinceros e honestos sobre sua situação. Esta percepção de fragilidade e abandono tinha seus fundamentos alicerçados em um passado não muito remoto de um comportamento de grande parte dos profissionais de saúde que, ligados no automático, tinham suas ações baseadas na realização de tarefas e ignoravam os aspectos emocionais dos pacientes, violando seus direitos e sua dignidade.A fragilidade emocional instalada pela doença e medo da morte era agravada por um ambiente sem janelas. Na visão sob a ótica distorcida da arrogância, salvam-se vidas, então tudo está justificado. Não à toa, essas unidades foram e ainda são consideradas por grande parte da sociedade como locais de morte e sofrimento.
Outro dificultador nessa relação dentro da terapia intensiva por mais estranho que possa parecer foi o incremento da tecnologia. Com esse assustador, embora necessário aparato tecnológico eram priorizadas variáveis biológicas, esquecendo-se de aspectos psicológicos, religiosas e sociais. Óbvio que os pacientes precisam de aparelhos, tubos, monitores, mas também necessitam de uma medicina de atenção e carinho.
O sentimento ao entrar nestas unidades era como se houvesse na entrada, a mesma inscrição que Dante e Virgílio, no livro a Divina Comédia, encontraram na porta do inferno: "lasciate ogni speranza, voi ch'entrate", ou seja, deixe suas esperanças do lado de fora, você que entra no inferno.
A terapia intensiva é um local de vida. Os pacientes que estão irremediavelmente morrendo devem permanecer com seus familiares. Essa percepção precisa ser trabalhada na sociedade, já que mudaram, ou pelo menos estão em processo de mudança. Tamanha é a relevância do tema, que em 2003 o Ministério da Saúde obrigou-se a criar um programa com o objetivo de fortalecer o vínculo entre médicos e pacientes. O PNH (Programa Nacional de Humanização) tenta mudar o conceito baseada apenas no voluntarismo, assistencialismo e paternalismo, e que tem com base na figura ideal do "bom humano".
Para os formuladores do PNH, humanização não pode se restringir a "ações humanitárias" e não é realizada por seres humanos imbuídos de uma "bondade supra-humana" na feitura de "serviços ideais". Foi preciso uma retomada deste ambiente, não somente alterando-se a estrutura física e comunicação com o exterior através de janelas, relógios, televisores, mas resolvendo o dilema do binômio segurança e privacidade.
Percebeu-se a necessidade e importância de um treinamento constante da equipe. Mas treinar humanidade? Treinar seres humanos para serem humanos? Isso mesmo. Estranho, mas humanizar é uma habilidade e requer treinamento constante. É preciso recuperar a preocupação com a necessidade, ou seja, em última análise é preciso colocar-se no lugar. Treinar todos os dias entrar no quarto e dizer: "Meu nome é ..., minha função aqui é..., e vou cuidar de você nas próximas horas e se precisar de mim eu estarei aqui". Isso é desligar o automatismo onde as ações são baseadas exclusivamente na realização de tarefas. Infelizmente humanizar não pode ser um conjunto de normas preestabelecidas e aplicadas indiscriminadamente.
Portanto, não é possível criar um discurso padrão, fingir um sorriso ou um comportamento. É preciso atitude, desenvolver vínculos solidários, uma postura, um sentimento. É compreender os medos, as incertezas e angústias. É ainda valorizar todos os elementos implicados na assistência, ou em última análise é desenvolver o respeito afetivo ao outro. Estar internado em uma UTI nos remete inexoravelmente ao pensamento de morte, justificando o medo e a insegurança nessas unidades. É necessário lembrar aos profissionais de saúde que estas unidades serão moradas temporárias ou finais para quase todos nós? Falta esta percepção? Falta-nos mais reflexões sobre o tema?Essas perguntas, respondidas ou não devem, permear nosso ambiente de trabalho e nossa mente, com o intuito de melhorar nosso posicionamento, valores e atitudes, quer pela motivação principal que é o respeito e a compaixão pelo próximo, quer porque o cuidado humanizado sempre encontrou e encontrará respaldo na sociedade, visto que é justo.
Fonte: Dante Senra - UOL VivaBem