Imprimir

O tétano presente na UTI: o olhar da Enfermagem

Tema: Enfermagem

JULIANA BESSA MARTINS, CAROLINA CHITOLINA EBERLE

Grupo Hospitalar Conceição
Porto Alegre/RS

Introdução e Objetivos: O tétano acidental é uma doença bacteriana, infecciosa aguda, não contagiosa, causada pela ação da exotoxina do Clostridium tetani, podendo ser prevenida pela imunização, porém ainda é frequente em países subdesenvolvidos. A exotoxina tetanospasmina, age no sistema nervoso central, provocando estado de hiperexcitabilidade, hipertonia muscular, espasmos e contraturas, podendo levar ao óbito. O objetivo deste relato é apresentar o olhar da Enfermagem no atendimento a uma paciente internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com diagnóstico de tétano.

Material e Métodos: Constitui-se em um relato de caso, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público de Porto Alegre. As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, acompanhamento da paciente na internação e revisão da literatura. Resultado: Paciente do sexo feminino, 66 anos, histórico de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Procura atendimento na emergência, com queixa de disartria e dificuldade para deglutir há um dia, apresenta lesão isquêmica em pé esquerdo decorrente de lesão em hálux há sete dias. Ao internar na UTI, paciente evoluiu com rigidez muscular generalizada, apresentava abertura ocular espontânea e compreendendo, foi submetida a intubação orotraqueal e ventilação mecânica, apresentou disautonomia e opistótono. No dia seguinte, realizou-se traqueostomia e debridamento do hálux esquerdo. Sem opistótono ou contratura muscular aos estímulos neste dia. Os cuidados de enfermagem exercem um papel muito importante no manejo do paciente, proporcionando um ambiente com luz e sons reduzidos, controle da hidratação, via aérea pérvia, analgesia se dor e manipulação só se necessário.

Conclusão: É fundamental que o Enfermeiro tenha conhecimento sobre o diagnóstico, sintomas e o tratamento do tétano, sempre buscando associar a teoria com a prática, orientando sua equipe e buscando a melhor assistência ao paciente.




Imprimir