Imprimir

PERFIL DOS INTERNAMENTOS PÓS ANGIOPLASTIA EM UMA UNIDADE CORONARIANA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA

Tema: Fisioterapia

FABIANA DO SOCORRO DA SILVA DIAS DE ANDRADE, RAFAEL VINICIUS SANTOS CRUZ, LARISSA CAVALCANTE SILVA NUNES, ARITANA PEREIRA RAMOS, SOLON RAMOS SANTOS, SOLON RAMOS SANTOS CRUZ, LAíS BATISTA RODRIGUES

Hospital Caliixto Midlej
Itabuna/BA



Introdução: A angioplastia transluminal coronária (ATC) é uma procedimento de intervenção percutânea responsável por revolucionar o tratamento de isquemia cardíaca. Sua elevada taxa de sucesso e ainda as escassas contraindicações tornam a ATC uma opção terapêutica extremamente valorosa na medicina cardiológica Objetivo: Estabelecer o perfil dos indivíduos internados na Unidade Coronariana (UCO) em um município do Sul da Bahia, após a realização de ATC no ano de 2016.

Material e Métodos: realizou-se um levantamento dos registros de internamento dos pacientes admitidos entre 31 de janeiro e 31 de dezembro de 2016 em Unidade Coronariana em uma cidade do Sul da Bahia. Foram incluídas as admissões de pacientes submetidos a ATC de ambos os sexos, sem restrição etária. Os dados tabulados foram armazenados no software SPSS versão 20, no qual foram realizados os cálculos de estatística descritiva. Resultados: foram internados 169 indivíduos após angioplastia. A idade média da população foi de 63,35±10,21 anos, com a maior parte dos pacientes se concentrando na faixa etária entre 60 e 69 anos (36,7%), o sexo mais prevalente foi o masculino (72,8%). O tempo médio de internamento foi de 1,96±1,97 dias. A taxa de óbito foi de 1,8%.

Conclusão: os internamentos pós-angioplastia são caracterizados por baixo tempo de estadia em terapia intensiva, associado a baixas taxas de mortalidade intra-hospitalar na fase imediata após o procedimento, evidenciando um procedimento seguro e de elevada eficácia.




Imprimir