Imprimir

Gestão dos Serviços de Enfermagem: relato de experiência realizado em uma Instituição Hospitalar Privada

Tema: Enfermagem

SANDRA DA SILVA KINALSKI, MICHELLE CAMILE SCHUSTER, SANDRA LEONTINA GRAUBE, GERLI ELENISE GEHRKE HERR, VIVIAN LEMES LOBO BITTENCOURT, ELIANE ROSELI WINKELMANN

Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ijuí/RS

Introdução e Objetivos: O contexto de gestão de processos tem se tornado cada vez mais complexo e desafiador. Destaca-se o trabalho desenvolvido por enfermeiros em instituições de saúde, já que estes profissionais atuam com maior intensidade no gerenciamento dos processos institucionais dentro das empresas de saúde. Assim, este estudo busca contribuir para a reflexão acerca da gestão dos serviços de enfermagem, na perspectiva de destacar as propostas e tendências relevantes para a construção da prática profissional, em consonância com os princípios da administração contemporânea.

Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência acerca de vivências no campo profissional e de interesse científico, emerge da atuação de profissionais que atuam na gestão de serviços de enfermagem em uma instituição de saúde do interior do estado do Rio Grande do Sul. Desenvolvido no período de julho a dezembro de 2016. Resultado: O planejamento estratégico (PE) emerge com enfoque inicial para a organização das atividades da enfermagem, desdobrado em plano de ação setorial. No processo de execução das atividades provenientes do PE o enfermeiro oportuniza o envolvimento de todos os componentes da equipe e reconhece aqueles com habilidades e competências para contribuir na execução das atividades elencadas. A partir da implantação de um plano de ação que necessita de acompanhamento para comprovar a eficácia e associado a este monitoramento ocorre a avaliação de desempenho individual dos componentes da equipe.

Conclusão: As funções administrativas fazem parte do cotidiano do enfermeiro e a gestão do serviço é a essência para desenvolver uma assistência de enfermagem qualificada ao paciente. Cabe ao enfermeiro ter conhecimento e capacidade estratégica para envolver e comprometer sua equipe, nas questões assistenciais ou administrativas/burocráticas, na busca de equilíbrio e alinhamento de ações distintas, o que contribui para que a instituição alcance os resultados esperados.




Imprimir