Imprimir

VENTILAÇÃO MECÂNICA NA SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓIO AGUDO - SDRA

Tema: Enfermagem

SANDRA DA SILVA KINALSKI, SANDRA LEONTINA GRAUBE, MICHELLE CAMILE SCHUSTER, VIVIAN LEMES LOBO BITTENCOURT, MARLI MARIA LORO, ELIANE ROSELI WINKELMANN

Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ijuí/RS

Introdução e Objetivos: Os distúrbios respiratórios, em especial a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) apresenta elevada incidência entre pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), com alto grau de morbidade e mortalidade. Possui terapêutica clínica complexa nos sujeitos acometidos que estão sob ventilação mecânica (VM), que é um método de suporte utilizado para manejo da hipoxemia, pois se corretamente aplicada pode minimizar os efeitos pulmonares encontrados na doença. Teve-se como objetivo revisar as técnicas atualmente preconizadas de ventilação mecânica na SDRA em pacientes adultos, confrontando com a ventilação mecânica convencional.

Material e Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com os artigos publicados entre 2012 e 2016, pesquisados nas bases de dados LILACS e SciELO, a partir dos descritores respiração artificial, síndrome do desconforto respiratório do adulto, unidades de terapia intensiva e cuidados de enfermagem. A amostra constituiu-se de 12 trabalhos. Resultado: As publicações analisadas evidenciam que o modo, tipo e as técnicas de ventilação utilizadas variam com o quadro clínico e dependem da gravidade do paciente e da fase da doença, constituem-se na principal modalidade terapêutica nesta patologia. Novas estratégias ventilatórias, como a ventilação protetora pulmonar vêm mostrando-se promissoras, pelo fato de incorporar volumes correntes reduzidos, realizar recrutamento alveolar eficaz, manter a pressão expiratória final positiva (PEEP) adequada para minimizar o colapso alveolar e hipercapnia permissiva, que demonstrou ser vantajosa em pacientes com SDRA sob VM.

Conclusão: O enfermeiro tem papel fundamental em torno da assistência prestada, por ser responsável pela gestão do cuidado na UTI, por isso é importante o conhecimento sobre o tipo, o modo e as técnicas acessórias de VM utilizadas, para que o mesmo possa identificar a gravidade da SDRA através dos exames complementares.




Imprimir