Congresso

A Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul (SOTIRGS) promove o evento científico que já é tradição da Terapia Intensiva gaúcha – o Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva.

O Congresso iniciou em 1997 em sua primeira edição e a partir de 2011 foi reeditado, ocorrendo anualmente desde então. Em 2012 realizado em Pelotas/RS, foi um sucesso de público, com mais de 400 participantes e as inscrições esgotaram 20 dias antes do evento. Na edição de 2013, foi realizado em Passo Fundo/RS, com um público de 600 participantes, recebendo palestrantes de todo o estado, além de convidados nacionais e internacionais de reconhecido saber e produção científica da terapia intensiva. Em 2014, Caxias do Sul foi a cidade que sediou o evento, movimentando, mais uma vez, a comunidade de Terapia Intensiva. O ano de 2015 foi marcante para a especialidade, uma vez que o VI Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva ocorreu em conjunto com o Congresso Gaúcho, na acolhedora cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

Em 2016, a SOTIRGS continuou com o intuito de fortalecer a multidisciplinaridade, em um evento cujo tema maior foi a Segurança do Paciente, contando com convidados nacionais e internacionais, em mais um evento de sucesso de público e crítica.

Para 2017, a cidade de Gramado foi escolhida como destino do Congresso, realizado no Centro de Eventos da FAURGS. Gramado conta com ampla rede hoteleira, fácil acesso, estrutura adequada ao porte do evento e ofereceu, além dos temas científicos, possibilidade de um turismo variado aos múltiplos segmentos profissionais que compõe a atividade.

O período definido para a realização foi de 01 a 03 de junho de 2017.

Nesta edição, o Congresso teve como tema central: UTI e Responsabilidade Social. Existem dados que comprovam que o impacto da internação em UTI ultrapassa as barreiras do hospital, e pode influenciar na vida dos sobreviventes que já tiveram alta. Faz-se necessário que discutamos esse impacto, suas repercussões nas famílias, o custo social das consequências de uma internação na UTI e em quais aspectos podemos evoluir.

Foram abordadas, também, áreas como novas tecnologias, doação de órgãos e cuidados com o potencial doador, cuidados paliativos, além das palestras dirigidas à multidisciplinaridade dos profissionais.

A Comissão Organizadora agradece seu indispensável apoio ao Congresso, que ajudou na divulgação do conhecimento científico em nossa atividade.


Atenciosamente,
Fabiano Nagel
Presidente da SOTIRGS Biênio 2016-2017





Apoio Institucional


Organização


Patrocínio Bronze