IX Congresso Gaúcho
de Terapia Intensiva

13 a 15 de Junho de 2019
FAURGS | GRAMADO | RS
Image
A Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul promove o evento científico que já é tradição da Terapia Intensiva gaúcha – o Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva.
Para a edição de 2019, o tema escolhido foi Humanização na UTI. A discussão acerca deste tema nasce da necessidade de melhorar o cuidado com as pessoas que fazem parte da Terapia Intensiva - pacientes, familiares e profissionais. A evolução científica e técnica do atendimento ao paciente crítico melhorou significativamente a prática clínica e a sobrevivência dos pacientes, embora nos aspectos mais humanos o progresso talvez não tenha acontecido na mesma magnitude. O projeto de humanização dos cuidados críticos envolve aspectos relacionados ao horário de visita, comunicação, bem-estar do paciente, participação da família, síndrome de burnout, síndrome pós-UTI, arquitetura da UTI e cuidados no final da vida. A humanização, a partir deste ponto de vista multidimensional, busca melhorar a experiência do paciente e da família, sem esquecer da atenção ao profissional.
Além deste tema central, serão abordados também os assuntos tradicionais como ventilação mecânica, sepse, hemodinâmica e sedação.
Para 2019, a cidade de Gramado será mantida como destino do Congresso, a ser realizado novamente no Centro de Eventos da FAURGS. O período definido para a realização é de 13 a 15 de junho de 2019.
A Comissão Organizadora conta com o seu indispensável apoio ao Congresso, ajudando na divulgação do conhecimento científico em nossa atividade.
Atenciosamente

Márcio Manozzo Boniatti
Presidente da SOTIRGS Biênio 2018-2019

IX Congresso Gaúcho
de Terapia Intensiva

Contagem para o evento!

NOS ACOMPANHE NAS REDES

Realização

Image

Apoio

Image

Organização

Image