WhatsApp Image 2021 04 30 At 140411

Inscreva-se nos cursos de atualização em Terapia Intensiva da SOTIRGS

Os cursos de atualização em Terapia Intensiva da SOTIRGS são focados na atualização de profissionais com experiência no manejo de pacientes críticos, formando também quem está começando a trabalhar nesta área. O público-alvo são os acadêmicos em enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição, farmácia, odontologia e técnicos de enfermagem.

O método de aprendizagem consiste em aulas teóricas gravadas, em modalidade de ensino à distância, com duração de 20 a 40 minutos em cada aula. Os conteúdos são multidisciplinares, abrangendo os principais temas de forma atualizada da área de Terapia Intensiva. O período de duração é de 8 horas de aula online, com instrutores que possuem ampla experiência no manejo de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e abordagens multidisciplinares. Confira, abaixo, a programação! 

Aula 1 - Princípios básicos da ventilação mecânica. Palestrante: Fernando da Silveira, Médico Intensivista, aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Pneumologia da UFRGS e preceptor do Programa de Residência Médica em Terapia Intensiva do Grupo Hospitalar Conceição.


Aula 2 - Oxigenioterapia na UTI. Palestrante: Wagner Nedel, Médico intensivista titulado pela AMIB, Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestre em hepatologia pela UFCSPA e Doutorando em bioquímica pela UFRGS.

Aula 3 - Choque e monitorização hemodinâmica. Palestrante: Wagner Nedel.

Aula 4 - Cuidados no paciente crítico cirúrgico: drenos, curativos, ferida operatória. Palestrante: Sofia Louise Santin Barilli, Enfermeira da UTI Adulto do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Mestre em Enfermagem pela UFRGS, Docente do curso de Enfermagem da Unisinos.

Aula 5 - Cuidando do paciente séptico. Palestrante: Wagner Nedel.

Aula 6 - Cuidados com medicamentos e interações medicamentosas. Palestrante: Carina da Fontoura Zaleski, Farmacêutica formada pela UFRGS, Possui Residência Integrada Multiprofissional em Saúde com ênfase Adulto Crítico pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e atualmente atua no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Mãe de Deus

Aula 7 - Estabelecendo a cultura de segurança na UTI. Palestrante: Daiandy da Silva, Farmacêutica Clínica do CTI Adulto do HC, Mestre em Ciências Médicas pela UFRGS, Preceptora do Programa em Adulto Crítico de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HCPA/UFRGSA, Departamento de Farmácia da SOTIRGS.

Aula 8 - Protocolos em terapia intensiva: Controle glicêmico. Palestrante: Fernando da Silveira.

Aula 9 - Drogas vasoativas, analgesia e sedação na UTI. Palestrante: Wagner Nedel.

Aula 10 - Princípios de terapia nutricional no doente crítico. Palestrante:Danielle Silla Jobim Milanez, Nutricionista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Especialista em Nutrição em Terapia Intensiva - IEP Hospital Moinhos de Vento, Especialista em Nutrição em Doenças Crônicas - IEP Hospital Moinhos de Vento.

Aula 11 -Cuidados paliativos. Palestrante: Fernando da Silveira.

Aula 12 - Cuidando também dos familiares na UTI. Palestrante: Paula Azambuja Gomes,•Psicóloga, possui especialização em Psico-Oncologia pela FCM-MG, Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CFP, Mestranda em Ciências Médicas/ Bioética na UFRGS, atuando profissionalmente no Hospital Mãe de Deus no CTI e demais unidades críticas.

Aula 13 - Risco de broncoaspiração - Como avaliar. Palestrante: Paula Tasca Vizioli, Fonoaudióloga no Hospital Moinhos de Vento e Hospital São Lucas da PUC-RS, Especialista em Disfagia, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HCPA - Programa Adulto Crítico, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Cirúrgicas da FURG.

Aula 14 - Protocolo de prona na UTI. Palestrante: Odon Melo Soares,•Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva, Enfermeiro do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA, Membro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA.

Aula 15 - Cuidados odontológicos do paciente crítico. Palestrantes: Karen Loureiro Weigert, Edela Puricelli, Letícia Rodrigues Pereira.
Karen Loureiro Weigert: Professora Adjunta do Curso de Odontologia – PUCRS, Membro da Comissão de OH do CROSRS e SOBEP, Membro do Corpo Clínico dos Hospitais Santa Casa, Moinhos de Vento e Mãe de Deus, Doutorado em Estomatologia Clínica, Especialização em Odontologia em Saúde Coletiva e Implantodontia, Habilitação em OH e Laserterapia.
Edela Puricelli:Doutora, Universidade de Düsseldorf, GER, Profª. Titular, Depto. Cirurgia e Ortopedia, Fac. Odontologia (UFRGS/HCPA), Profª. do Programa de Pós-graduação Pediatria e do Curso de Fonoaudiologia (UFCSPA/SCMPA-HCSA), Membro do Conselho do Depto de Odontologia da AMIB (2020-atual), Especialista em Disfunção Têmporo-mandibular e Dor Orofacial (CFO)
Letícia Rodrigues Pereira: Médico intensivista titulado pela AMIB, Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Mestre em hepatologia pela UFCSPA, Doutorando em bioquímica pela UFRGS.


Para mais informações e inscrições, , clique aqui.