Image
Image
A presença do cirurgião-dentista como parte integrante da equipe assistencial multidisciplinar nas unidades de terapia intensiva é algo cada vez mais comum e reconhecido, uma vez que já é muito bem estabelecido cientificamente que o cuidado com a saúde bucal tem um impacto direto na saúde sistêmica do paciente, podendo influenciar no desfecho e prognóstico do tratamento.

O cirurgião-dentista é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar alterações e doenças bucais, como quadros de doença periodontal, cárie dentária, lesões de mucosas, fraturas dentárias, estomatites, alterações salivares, infecções, entre outras, que possam interferir no quadro sistêmico do paciente e no curso da doença, bem como manejar alterações bucais que possam ser reflexo de doenças sistêmicas. Segundo o último SB Brasil, sabemos que mais de 80% da população apresenta algum grau de necessidade de tratamento odontológico, sendo assim, é indispensável dar a devida atenção para a saúde bucal dos pacientes.

Os cuidados bucais realizados de forma individualizada para os pacientes internados nas unidades de terapia intensiva, associando a correta higiene bucal e ao tratamento odontológico, permitem a prevenção e redução de infecções, como as infecções respiratórias e aumentam qualidade de vida do paciente.

Para atuar em uma unidade de terapia intensiva, cirurgião dentista precisa ser especialista em Odontologia Hospitalar, para que assim possa ter o preparo e a vivência adequada para atuar na assistência ao paciente crítico.

Contato

Para mais informações entre em contato conosco através do email: 
sotirgs@sotirgs.com.br