3505733 1

Orientações para manuseio de pacientes com pneumonia ou insuficiência respiratória por causa da Covid-19

Por causa da pandemia do coronavírus, é necessário que pacientes com pneumonia e insuficiência respiratória devido à infecção tenham orientações específicas para o tratamento. Estima-se que 10 a 15% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 irão precisar de internação nas unidades de terapia intensiva devido ao quadro de insuficiência respiratória aguda. 

Esse paciente geralmente apresenta aumento da frequência respiratória (>24 incursões respiratórias por minuto, hipoxemia, saturação de oxigênio (SpO2) <90% em ar ambiente, necessitando de oxigênio nasal de baixo fluxo (até 5 litros/minuto). Nos pacientes com infecção pelo coronavírus cerca de 59% apresentam alterações radiológicas que consistem de vidro fosco periférico (20,1%), infiltrados algodonosos (floconosos) focais (28,1%), infiltrados algodonosos bilaterais (36,5%) e infiltrados intersticiais (4,4%). 

 

Os pacientes deverão ser internados, de preferência, em leitos de isolamento com pressão negativa (se disponível) e os profissionais de saúde deverão utilizar vestimenta de isolamento para gotículas ou para aerossóis, de acordo com o procedimento a ser realizado pelo profissional, conforme regulamentação do Ministério da Saúde. Se esses pacientes evoluírem com necessidade de O2 via cateter nasal maior que 5 litros/minuto para manter SpO2 > 93% e/ou apresentarem frequência respiratória > 28 incursões respiratórias por minuto ou retenção de CO2 (PaCO2 >50 mmHg e/ou pH < 7,25) deverão ser prontamente intubados e ventilados mecanicamente.

 

Leia todas as informações completas aqui, em conteúdo publicado pela AMIB.