Promo Instagram Instagram Square Size 48

Segurança da Deglutição: impacto na segurança do paciente

O Departamento de Fonoaudiologia da AMIB tem algumas instruções para garantir maior qualidade e assistência segura em Disfagia. Pacientes hospitalizados podem apresentar risco de engasgos ou tosse durante a alimentação, apresentando fragilidade na segurança, podendo comprometer a saúde pulmonar e qualidade de vida, além de contribuir para aumento do tempo de internação e eventos adversos.

Assim como a broncoaspiração, a disfagia também está relacionada à condição clínica do paciente, e merece a nossa atenção. Um outro fator muito importante no cuidado e segurança do paciente disfágico é a liberação da dieta por via oral em consistências inadequadas, podendo comprometer as condições clínicas e potencializar agravo à saúde. O Fonoaudiólogo deve sempre avaliar a via de alimentação mais segura para o paciente durante a internação hospitalar. A cada 5 pacientes disfágicos hospitalizados, pelo menos 2 podem vir a óbito devido a erro de administração da consistência alimentar e via de alimentação segundo a NHS Improvement.

Qual a importância da identificação da Disfagia para segurança?

A identificação segura de sinais e sintomas são essenciais para oferecer melhor tratamento e direcionamento da assistência em saúde. A identificação da Disfagia é um passo importante para a segurança e contribui para os resultados em saúde. A equipe multiprofissional apresenta papel importante, proporcionando um olhar direcionado ao grupo de pacientes com risco de broncoaspiração e disfagia. Devemos lembrar que, a identificação precoce, em até 24h da admissão do paciente, pode modificar seu status de saúde.

Qual a importância da avaliação especializada?

Uma avaliação realizada por especialista é cada vez mais indicada para melhor resultado e conduta, além de proporcionar um olhar direcionado e mais assertivo para o tratamento, e na Disfagia não é diferente. O Profissional Fonoaudiólogo com expertise em Disfagia é responsável por realizar a avaliação da biomecânica da deglutição, favorecendo o diagnóstico e planejamento terapêutico necessário para cada paciente, de acordo com a doença de base. É imprescindível que esse profissional esteja inserido na equipe multiprofissional, para garantir maior assistência, segurança, qualidade ao paciente, contribuindo assim, com melhores desfechos clínicos e resultados; minimizando possíveis eventos adversos como a broncoaspiração e óbito.

Fonoaudiologia também é segurança! Difundir a importância da nossa assistência, é essencial para melhor cuidado aos pacientes hospitalizados.

Fonte: AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira