SOTIRGS divulga a criação do Departamento de Fonoaudiologia

A presidência da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul, a partir de 26 de maio de 2020, torna pública a criação do Departamento de Fonoaudiologia da SOTIRGS no biênio 2020/2021. 

A atuação fonoaudiológica em Terapia Intensiva cresce e a cada dia se torna indispensável no cuidado do paciente crítico.O enfoque da atuação está principalmente nos distúrbios de deglutição, voz, motricidade orofacial e linguagem. No entanto, a presença deste profissional ainda não é uma realidade em todas as UTIs gaúchas.
“A intervenção fonoaudiológica inicia logo após a extubação do paciente crítico que fez uso de ventilação mecânica. O objetivo principal da fonoaudiologia é identificar possíveis distúrbios de deglutição que possam comprometer a segurança da oferta de dieta por via oral. Assim, o papel do fonoaudiólogo se torna essencial para identificar o risco de broncoaspiração, reabilitar a deglutição e prevenir complicações no quadro clínico do paciente” diz a fonoaudióloga Paula Tasca Vizioli, presidente do Departamento.
Buscando contemplar a atenção integral ao paciente crítico, a criação do Departamento de Fonoaudiologia SOTIRGS vem a divulgar ações de conhecimento e estudoa fim de agregar na construção de uma assistência à saúde de excelência em Terapia Intensiva.

Paula


Paula Tasca Vizioli (Porto Alegre/RS)
Presidente
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF);Mestranda em Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia;Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Programa Adulto Crítico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); Fonoaudióloga no Hospital Moinhos de Vento (HMV) e Hospital São Lucas da PUCRS. Experiência na área de disfagia e fonoaudiologia hospitalar.

Alana

Alana Signorini (Porto Alegre/RS)
Membro
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas (HCPA/UFRGS). Fonoaudióloga do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialista em disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde no Programa Saúde da Criança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Experiência na área de disfagia e fonoaudiologia hospitalar.